

Anderson Ramos
Saxofone
PERFIL
Músico saxofonista e professor de Saxofone.
Atua em eventos, gravações e ministra aulas de saxofone e teoria musical.
APTIDÕES
Free Lancer em bandas de variados estilos
FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÕES
fev 2007 - jun 2012
MPB e Jazz
Conservatório Dramático e Musical Dr Carlos de Campos, Tatuí
Estudei nos cursos de Música Comercial e MPB e Jazz


André Lopes
Violão, Guitarra e Teoria
André P Lopes é compositor, musicoterapeuta e educador musical (professor de violão, guitarra, ukulele, entre outros instrumentos, além de teoria, harmonia e improvisação).Com mais de 20 anos no mercado, e 15.000 aulas/atendimentos realizados - sua linguagem passeia do erudito à cultura popular. Do rock ao jazz.


André Rosa
Piano Erudito e Violino
Iniciei meus estudos musicais aos 6 anos de idade e, posteriormente, estudei na EMESP - Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Durante 6 anos, integrei a Orquestra Filarmônica dos Patrulheiros de Campinas, sendo 4 anos como violinista e 2 anos como pianista.
Além disso, já toquei em orquestras como a Orquestra Sinfônica de Paulínia e a Orquestra Sinfônica Jovem do Interior, atuando tanto como violinista quanto pianista. Tenho técnico em música, com especialização em piano e violino, pela UNIS TEC - Universidade do Sul de Minas. Atualmente, trabalho como músico e professor de violino e piano.


Dani Battistoni
Voz, violão e cavaquinho
Começou tocando violão aos 6 anos de idade, aos 11 anos aprendeu a tocar cavaquinho entrando para grupos de Samba de Campinas. Depois de um tempo começou a cantar também e se apresentar sozinho em bares e eventos em geral.
Tornou-se bacharel em Música Popular pela Unicamp aos 22 anos, tendo estudado 4 anos de violão com Ulisses Rocha e 1 ano de canto com Regina Machado. Continuou tocando em casas de show em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e no interior de SP e MG.
Faz parte de alguns grupos de samba e também de samba rock e marchinhas, tocando em clubes e trabalhando no período de carnaval com essas bandas.
É um dos compositores da Marchinha do Japonês da Federal, fazendo parte do humorístico "Os Marcheiros". Se apresentou em programas como o Fantástico, o Programa do Ratinho, assim como fez a campanha do Super Bowl 50 da ESPN Brasil, e do "Carnaval sem assédio" pelo "Movimento Catraca Livre", falando também de sua carreira no programa regional do SBT Tarde Vip.


Clara Zoel Klein
Piano, Órgão Eletrônico e Canto
Clara Zoel Klein, nascida em São Paulo, Capital.
Iniciou os estudos com professores particulares; no Conservatório do Instituto Adventista de Ensino em São Paulo; em Maracay-Venezuela; e em Cali-Colombia.
Formou-se em Piano Erudito pelo Conservatorio Musical São Paulo, em São Paulo. Aonde também conclui o Curso de Musicalização Infantil.
Dois anos de Virtuosidade com a pianista e profa. Irena Dalla Riva, em São Paulo, Capital.
Formada em Orgão. Prof. Norberto Egon Osis. Campinas (aproximadamente 7-8 anos de estudo)
Piano popular com o famoso e falecido pianista Marco Ferrari.
Canto popular e lírico. Prof. Bia Dokedall, Campinas (durante10 anos). Professor Mauricio Martinazzo, Jundiaí (há 20 anos, até o momento).
Desde os 16 anos de idade trabalha com Corais, cantando, ensaiando os 4 naipes de vozes (soprano, contralto, tenor e baixo), e tocando.
Pianista e Organista da Igreja Presbiteriana Central de Campinas e do Coral durante 20 anos. Continua fazendo parte do rol de pianistas e organistas da mesma igreja.
Participou do Grupo Mulheres Brasileiras, em Campinas. A formação era de 5 vozes femininas, e repertorio popular para shows. Pianista e Orientador Wellington Silva.
Montou o Coral Supera em 2020, na cidade de Campinas; aonde atuou como preparadora vocal, regente, tecladista e cantora.
Em 1987 montou o Grupo Musical Clara Klein para casamentos, festas, aniversários, eventos empresariais, etc. Atuante até o presente.
De 2014 a 2020 trabalhou como Musicoterapeuta nas melhores Casas de Repouso de Campinas.
Professora de canto desde 2004. Professora de canto e piano no Instituto Cultural e Musical Souza Campos desde dezembro de 2016, para crianças e adultos; como também em outras escolas.

Piano Erudito, Flauta Doce e Musicalização Infantil
Elizabeth Estevão

Professora de piano erudito, flauta doce, musicalização infantil e
musicalização para deficientes visuais incluindo o ensino da flauta doce.
Experiência profissional :
Conservatório Musical Campinas, Instituto
Musical Souza Campos, Pró Musica e Centro Cultural Louis Braille.
Formada em piano erudito pelo Conservatório Gomes Cardim.
Aperfeiçoamento no Conservatório Musical Campinas sob a orientação de Olga Rizzardo Normanha.
Flautas doce sob a orientação de Patrícia Michelini e Valéria Bittar.
Formação Acadêmica:
Pontifícia Universidade Católica de Campinas -- PUCC.
Licenciatura em Artes Visuais -- Artes Plásticas
Participação em grupos de música e teatro.
UNICAMP
Pós graduaçao : Didática musical e as deficiências.
Musicografia Braille
Atividades em grupos de estudo e didática musical ( musicografia Braille )
Participação em grupos de Música Antiga.


David Scanavini
Violoncelo
Natural de Campinas, David Scanavini estudou no Conservatório "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí com o professor Clodoaldo Leite, dando continuidade aos seus estudos em São Paulo com Zygmunt Kubala, Fábio Presgrave e Johannes Gramsh.
Durante seu período de estudos participou de intensos cursos de aperfeiçoamento em violoncelo com renomados professores como: Antônio Del Claro, Alexander Hülshoff, Cláudio Jaffé, Bernhard Loercher, Dmitry Kouzov, Helga Winold e Yo-Yoma, em música de câmara com o Tokio String Quartet, Arianna String Quartet e com Richard Young, violista do Vermeer Quartet.
Foi membro da Camerata Ars Musicalis, dirigida pelo maestro Hermes Coelho como primeiro violoncelo e na Orquestra Sinfônica Heliópolis com a regência dos maestros Roberto Tibirçá e Isaac Karabtchevsky. Atuou como músico convidado nas orquestras sinfônica da Unicamp, Americana e São José dos Campos, também mostrando sua versatilidade, subiu ao palco em shows com artistas como Zizi Possi, Toquinho, Edu Lobo e as bandas Rosa de Saron e Jota Quest.
Desenvolve intensa atividade pedagógica como professor titular no Instituto Musical e Cultural Souza Campos, Conservatório Carlos Gomes e na Escola de Artes da UNASP.
Atualmente é músico convidado na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e membro do Quarteto Ernst Mahle.

Percussão
Fábio Dutra Baeta Neves

Comecei a estudar música em 2018, no Conservatório Carlos Gomes, em 2018. Atualmente faço técnico em música na UNIS TEC - Universidade do Sul de Minas, com especialização em bateria, além de continuar meus estudos práticos e teóricos no Instituto Musical Souza Campos Além disso, no início de 2024, ingressei na Banda Sinfônica da UNICAMP, onde toco instrumentos de percussão em geral


Gabriel Moretti
Violão Popular e Guitarra
Natural de Florianópolis-SC, é um violonista e educador musical com uma formação sólida e diversificada. Iniciou seus estudos no conceituado Instituto Musical e Cultural Souza Campos. Formado em Violão Popular pelo renomado Conservatório Carlos Gomes de Campinas, Gabriel está atualmente concluindo sua Licenciatura em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde aprofunda seu conhecimento em pedagogia musical e performance.
Já integrou bandas diversas. Com experiência em diversos estilos musicais – Heavy Metal, Rock, Blues, Indie Rock, MPB, Violão Clássico, Violão Brasileiro, Música Armorial. Em 2023, Gabriel integrou o quinteto Madureira Armorial, uma iniciativa que se dedica ao resgate e à valorização da cultura nordestina, especialmente através de folguedos populares, inspirando-se na estética artística idealizada por Ariano Suassuna. Como violonista do grupo, Gabriel tem contribuído ativamente para a disseminação das riquezas culturais do Nordeste brasileiro, oferecendo uma interpretação contemporânea e sensível dessa tradição.
Além de sua atuação performática, Gabriel tem se dedicado à educação musical, lecionando desde 2022 no Centro Social Bertoni em Campinas-SP. Lá, ele trabalha com cerca de 60 crianças de comunidades em situação de vulnerabilidade, promovendo a musicalização infantil e utilizando elementos da cultura popular para enriquecer o repertório e o aprendizado musical das crianças, o que reflete seu compromisso com a formação de um futuro onde a música e a cultura brasileira ocupem um lugar de destaque.

Metais
Hugo Ponchet Pimentel

FORMAÇÃO
​
-
Ensino Superior Completo Bacharel em Música - Especialização em Trompete Orientação: Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui UNICAMP - 2014/2019 Conclusão em 2019
EXPERIÊNCIAS
​
-
Conservatório Carlos Gomes Campinas – Professor de Metais – 2º semestre 2024 - atualmente
-
Banda Municipal de Cosmopolis – 1º Trompete Cosmopolis – 2023 - atualmente
-
Louveira Big Band – 3º Trompete Louveira – 2023 - 2024
-
Instituto Musical Souza Campos – Escola de Música Campinas – Professor de Trompete - 1º Semestre 2023 - atualmente
-
Campinas Jazz Big Band – Trompetista Convidado – 4º Trompete Campinas – 1º Semestre 2023
-
Unicamp Big Band – Trompetista convidado – 1º Trompete Campinas – 1º Semestre 2023
-
Louveira Big Band – 4º Trompete Louveira – novembro 2022 - atualmente
-
Academia de Música – Escola de Música Campinas – Professor de Trompete – 2022 - 2023
-
Caixinha de Músicos – Escola de Música Campinas - Professor de Trompete – 2021 - 2023
-
Conservatório Carlos Gomes Campinas - Professor de Trompete - 2019
-
Projeto Primeira Nota - CEMMANECO Campinas - Professor de Trompa - 2016 – 2018
-
Big Band da Unicamp Coordenação: Paulo Tiné - 2014 – 2019
-
Orquestra Comunitária da Unicamp Regente: João Bosco Stecca - 2019
-
Orquestra do Departamento de Música da Unicamp Regentes: Eduardo Ostergreen- 2014 Carlos Fiorini 2015 – 2019
-
Grupo de Metais da Unicamp Coordenação: Paulo Adriano Ronqui - 2014 – 2019
-
BAMUC - Banda Municipal de Cajati Regente: Crezeomar Pereira Alves - 2006 – 2013
FESTIVAIS
​
-
Jazz Trumpet Festival – STAFF São Paulo – SP - 2024
-
Jazz Trumpet Festival – STAFF São Paulo – SP - 2023
-
Jazz Trumpet Festival – STAFF São Paulo – SP - 2022
-
FIMUCA - Festival de Música em Casa Festival online - Erudito e Popular – 2020 ï‚• Jazz Trumpet Festival - STAFF São Paulo - SP – 2019
-
11º Encontro Internacional de Trompetistas da ABT Campinas - SP – 2019
-
Jazz Trumpet Festival São Paulo – 2018
-
Academia de Trompetes de São Paulo São Paulo - SP – 2018
-
Jazz Trumpet Festival São Paulo - SP – 2017
-
1º Festival Internacional de Metais UNIRIO Rio de Janeiro - RJ – 2017
-
Jazz Trumpet Festival São Paulo - SP – 2016
-
8º Encontro Internacional de Trompetistas da ABT Vitória - ES - 2014

Flauta Transversal
Leandro Porfírio Gomes

FORMAÇÃO:
-
Universidade Estadual de Campinas (SP)
-
Graduação – École Nationale de Musique et Danse de Paris (FR)
-
Especialização: École Nationale de Musique de Evry (FR)
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
Atuou como Flautista e Flautinista nas seguintes Orquestras:
-
Orquestra Sinfônica Internacional de Paris
-
Orquestra Sinfônica da Academia de Música de Paris
-
Orquestra Sinfônica do Centro de Paris
-
Grupos de Câmara sob diversas formações
-
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
-
Orquestra Sinfônica da Unicamp
-
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
-
Orquestra Sinfônica de Americana
-
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
-
Amazonas Filarmônica
-
Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão
Iniciou seus primeiros estudos em Campinas - SP e mais tarde ingressou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Já em 1994 foi admitido no Curso Superior de Música da Escola Nacional de Música e Dança de Paris - França (Communne de la Ville d'Avray), na classe de Flauta Transversal do Prof. Patrice Bocquillon, e Música de Câmara do Prof. Jacques Vandeville.
Premiado durante o curso, obteve o diploma no Curso Superior de Música em Flauta Transversal em junho de 1.997 e Diploma de Aperfeiçoamento em junho de 1.998, na classe de Flauta Transversal do Prof. Gilles Burgos e Música de Câmara da Profa. Maria Belooussova, aperfeiçoando - se em Piccolo, Flauta em Dó, Flauta em Sol, Flauta Baixo.
Estudou o repertório do período barroco (ornamentação e improvisação nos Concertos Royals I, II, III, IV de François Couperin) ao período Contemporâneo (Berio, Dick, Fenelon, Boulez, Ballif,Maderna, Bocquillon,Taira,Landuzzi, etc,....).
Apresentou - se como solista ao lado de Jacques Vandeville com a Sinfônica Municipal de Campinas em 1.997 durante a Semana da Cultura da Aliança Francesa. Foi aluno de grandes Mestres Franceses: - J. P. Rampal, P. Y. Artaud, Alain Marion, Philipe Bernold, Patrice Bocquillon, Cecile Daroux, Patrick Gallois, Vicent Pratis, Sophie Cherrier, Philipe Pierlot, Geniève Amar, Andras Adorjan, Pierre André Valade e outros.
Em 2.000 foi Professor do Bacharelado em Flauta Transversal e Música de Câmara da Universidade Estadual do Pará - Instituto Cultural Fundação Carlos Gomes; Primeira Flauta Solo da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém - PA); integrante do Quinteto de Sopros do Theatro da Paz.
Participou do XVIII Festival Internacional de Música do Pará, ao lado de Marc Grawels (Professor do Conservatório de Bruxelas) e André Kerver (Clarinete Filarmônica de Berlim).
Atuou como solista na Missa em Si menor de J. S. Bach, sob a direção do Maestro Arwed Henking. Foi Professor de Flauta Transversal na Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, Centro Cultural Cláudio Santoro.
Teve participação ativa em diversas formações camerísticas, e solista convidado de outras orquestras.
Em 2009, atuou como professor convidado da Emesp (antiga ULM), na disciplina Flauta Contemporânea, técnicas relativas ao ensino da música no séc. XX e XXI.
Gravou dois Cds prêmios concedidos pelo FICC Campinas, CD Corpo Fora em 2009 e CD Respiração em 2010 atuando no Duo Oxigênio e Gás Carbônico,(Companhia TUGUDUM), ao lado do percussionista Dalga Larrondo recebendo vários elogios de críticos musicais em vários continentes.
Recentemente foi premiado na UNICAMP no Projeto Solista Performance 2012, estréia mundial da obra Concerto para Flauta e Orquestra á Cordas do compositor Almeida Prado, acompanhado da Sinfônica da Unicamp sob a direção de Daisuke Shibata
Em julho de 2012, foi professor de flauta transversal no Festival Internacional Carlos Gomes – Unicamp , ministrando aulas de técnicas contemporâneas e recitais no repertório do século XX e XXI,sob diversas formações.
Em novembro de 2012, participou da IV Convenção Francesa de Flauta Transversal em Paris, encontro este onde houve várias eventos de nível internacional como: máster class, ateliês, conferências, expositores e concertos.
Site do evento:
http://traversieres.eu/convention.php
Em 2013, foi novamente premiado no Projeto Performance Solista na Unicamp, sendo que apresentará 3 Concertos para Flauta e Orquestra num único programa, frente á Sinfônica da Unicamp em Agosto de 2013.
Seu trabalho pedagógico proveniente da Escola Francesa de Flauta Transversal, destaca seus alunos em vários concursos de âmbito nacional e internacional, Laura Penedos (EUA), Stella Buzatto (Paris).
Em 2020 foi premiado como Talento 2020 pelo aplicativo BEAPP pelos seus trabalhos em videos realizados no canal you tube Leandro Porfirio Flauta Contemporânea (Musica Contemporanea) e Leandro Porfirio Gomes ( Musica Brasileira ).
Em novembro de 2022 foi convidado a participar do 7 Encontro de Flautistas no Rio de Janeiro, atuando como professor e concertista .

%2015_46_30_f398fab4.jpg)
Luiz Clauber da Silva
Violão Popular e Contrabaixo Elétrico
Músico multi-instrumentista, professor de música, cantor e compositor, com uma paixão pela diversidade sonora e vasta experiência em diferentes gêneros musicais. Atualmente, dedica-se ao aperfeiçoamento no sanshin, instrumento tradicional de Okinawa, o que amplia e enriquece ainda mais seu repertório e sua formação musical.


Marcelo Valezi Fernandes
Saxofone, Flauta Transversal e Clarineta
Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, no piano. Aos 8 deu início à sua formação como saxofonista.
Formou-se em Composição e também em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas. Participou de inúmeros festivais, workshops, masterclasses e ao longo dos anos foi aluno de Celso Veagnoli, Hector Costita, Dale Underwood (USA), Mané Silveira, Heinrich Von Kalnein (GER), Bob Mintzer (USA), Julian Arguiles (UK), Michael Abene (USA), Michaela Reingruber (AUS) dentre outros.
Residiu por 3 anos na Áustria onde estudou na Universität für Musik und darstellende Kunst Graz e participou ativamente da cena musical europeia. Foi diretor musical da banda Kings de La Noche no programa de TV Saturday Night Live.
Como arranjador e compositor, possui obras gravadas e executadas por inúmeros grupos musicais dentro e fora do país, cobrindo uma grande variedade de estilos e instrumentações, como por exemplo sua composição Catarse, gravada e regularmente executada pelo Quarteto de Trombones da OSESP.
Dentre os trabalhos de palco, tocou ao lado de Vinícius Dorin, Elza Soares, Jota Quest, Joe Lovano, Stafford James, Jair Rodrigues, Raul de Barros, Barão Vermelho, Mario Campos e muitos outros artistas consagrados mundialmente. Recebeu o primeiro lugar no International Jazz Competition realizado na Romênia. De volta ao Brasil tem sido requisitado em todas as suas áreas de atuação e é um artista muito ativo na cena musical brasileira


Marcos Zingra
Bateria
Nascido e criado em Campinas, iniciou seus estudos na música em 1987 aos 12 anos.Dando aula de bateria desde 1995, formou-se em "Música Licenciatura " em 2011 pela Unincor - MG com Pós graduações (Lato Sensu) em "Inovação na Educação em 2015 e em "Neurociências Aplicadas à Educação” em 2016 ambas pelo IBFE - Instituto de Formação de Educadores. Em 2021 concluiu Pós graduação (Lato Sensu) em "Programação Neurolinguística " pelo SBCE - Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional.Como músico fez parte da banda "Quatro Fatos" do seu início até o ano de 2012, colecionando em sua jornada a gravação de 6 Cd's e 2 DVD's, destacando a faixa "Eu Vou Ficar Legal" inclusa na trilha sonora da novela "Caminhos das Índias" (Rede Globo), também participou da banda "Super Fixe" entre os anos de 2012 e 2013, trabalhando com versões de músicas renomadas como projeto de Web Clipes e um Cd autoral.Em 2013 ingressou na banda "Maria Palheta" onde gravou também versões em medley para Web Clipes além de Músicas Próprias.

Violoncelo
Maria de Lourdes
Vasques Leite

Formação:
-Graduação em Comunicação Social (PUC-CAMPINAS)
-Piano e Violoncello - Conservatório Musical Carlos Gomes
-Musicalização Infantil - Conservatório Musical Carlos Gomes
Experiência Profissional:
-Orquestra Sinfônica Comunitária da Unicamp
-Orquestra Filarmônica de Valinhos
-Professora de Música na rede municipal e particular (até 2019)
-Professora de Violoncello no Instituto Musical Souza Campos (desde 2017)
-Colaboradora na elaboração do Caderno Curricular Temático de "Arte, Música e Educação da Secretaria da Educação de Campinas"
-Empreendedora Artística eventos sociais e corporativos

Piano Erudito, Piano Popular, Acordeão e Teclado
Neusa Bevilacqua de Castro

Neusa Bevilacqua de Castro é uma musicista e professora com vasta formação e experiência no campo da música erudita e popular. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Musical Campinas, onde se formou em Piano Erudito sob a orientação da professora Olga Rizzardo Normanha. Posteriormente, completou sua formação em Acordeon e em música erudita e popular na mesma instituição.
Aprofundou seus conhecimentos em piano erudito com a renomada concertista internacional Estelinha Epstein, em um curso de aperfeiçoamento. Além disso, cursou Piano Popular com o concertista e professor da UNICAMP, Rafael dos Santos, e também se especializou em Teclado Eletrônico na Chorus Instrumentos Musicais e Cursos. Sua formação abrange ainda áreas de harmonização, transposição e improvisação, sob a orientação do professor Pitágoras Luiz Gonsalves, do Instituto de Artes da UNICAMP.
Com uma trajetória de apresentações tanto solo quanto em conjunto, Neusa se destacou em diversas audições de música erudita e popular, incluindo apresentações de música de câmara ao lado do violinista e professor da Orquestra Sinfônica de Campinas, Álvaro dos Santos.
Sua carreira discográfica inclui quatro CDs gravados, sendo três dedicados ao piano e um ao acordeon, materializando sua versatilidade e técnica apurada em diferentes instrumentos.
Além de sua trajetória artística, Neusa Bevilacqua de Castro é também uma dedicada professora. Leciona no Conservatório Musical Carlos Gomes, na Chorus Instrumentos Musicais e Cursos, e no Instituto Musical e Cultural Souza Campos, onde transmite seu amplo conhecimento e paixão pela música para novas gerações de estudantes.
Com uma carreira marcada por sua constante busca pelo aperfeiçoamento e pelo ensino de qualidade, Neusa continua a contribuir significativamente para a cena musical, tanto como intérprete quanto como educadora.


José Francisco Costa
Piano Erudito
José Francisco Costa (Chiquinho Costa) é Bacharel em Música, Mestre em Artes e Doutor em Música, tendo completado toda sua formação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É natural de Penápolis-SP. Recebeu suas primeiras lições de música aos 11 anos de idade. Apresentou-se pela primeira vez em público com apenas três meses de estudo de piano. Em 1991, ganhou o 2º lugar no Concurso de Piano “Cidade de Dracena-SP”. Em 1993, ingressou no curso de Bacharelado em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na classe da Prof. Fúlvia Escobar, concluindo o mesmo em 1996. Durante este período, realizou diversos recitais solo e de música de câmara pelo país, em especial na Semana de Música Brasileira, em Campinas, e seus primeiros recitais acompanhando cantores na ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos). De 1997 a 2000, lecionou piano e teoria musical em escolas de música de Campinas. Em 2000, ingressou no Mestrado em Artes na UNICAMP, tendo como orientador o Prof. Dr. Ricardo Goldemberg. Desenvolveu pesquisa sobre o processo de aprendizagem de piano por adultos, sob o título: “Aprendizagem pianística na idade adulta: sonho ou realidade?”. Neste período, participou do programa de estágio docente na própria universidade, acompanhando alunos de canto da Profa. Dra. Adriana Kayama, auxiliando na preparação de recitais de conclusão de curso de alguns alunos. Em 2003, foi condecorado pela Câmara Municipal de Campinas com a Medalha “Carlos Gomes”, como um agradecimento e uma homenagem por seu relevante trabalho na área cultural da cidade. Ingressou no programa de Doutorado em Música na UNICAMP em 2007, sob orientação dos Profs. Drs. Ricardo Goldemberg e Ricardo Ballestero (USP), tendo concluído em 2011. Sua pesquisa tratou da formação e atuação dos pianistas acompanhadores no Brasil, país onde ainda não há formação específica para esta atividade nas escolas de música ou universidades. Foi pianista acompanhador do Festival Nacional de Canto de Piracicaba-SP entre 2003 e 2007, e do Festival de Música de Londrina-PR entre 2005 e 2013, sempre trabalhando na classe de canto lírico e Opera Studio, tendo sido pianista assistente dos mais renomados professores de canto da atualidade. Entre 2007 e 2017 integrou o corpo docente do Curso de Extensão em Música Litúrgica da Arquidiocese de Campinas, ministrando aulas de teoria musical, solfejo, percepção auditiva e harmonia. Auxiliou, como pianista ensaiador, na preparação de diversos concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, entre eles: ópera Condor e Missa Nossa Senhora da Conceição, ambos de Carlos Gomes, Mariazeller Messe, de Haydn, Vesperae sollenes de confessore, de Mozart. Apresentou-se, ainda, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp e da Orquestra Sinfônica de Limeira, tendo executado peças como El amor brujo, de Manuel de Falla, Suíte Quebra-Nozes, de Tchaikovsky e a ópera L’elisir d’amore, de Gaetano Donizetti. Participou de diversas masterclasses de piano e música de câmara, sob orientação de Guida Borghoff (Brasil), Fred Pot (Holanda), Amy Lin (Taiwan), Cao Yin Ming (China), Támas Salgo (Hungria), Kohdo Tanaka (Japão) e Rubia Santos (USA). É pianista oficial do Concurso Estímulo para Cantores Líricos desde sua primeira edição, em 2008, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, com apoio do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. Tem gravado, juntamente com o tenor Vicente Monteiro, o CD Carlos Gomes: modinhas e canções. Participou também do DVD Acordes de uma vida, um documentário sobre a vida e obra de Carlos Gomes, produzido pela EPTV, acompanhando ao piano a renomada cantora lírica Niza de Castro Tank. Acompanhou o tenor japonês Kohdo Tanaka desde 2007, em diversos recitais em Campinas e região, e também em masterclasses que o Professor ministrou para os cantores, concretizando significativo intercâmbio entre o Japão e o Brasil. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o referido tenor, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Foi pianista do Coral do CPQD entre 2020 e 2022. É pianista do Coral do Tênis Clube de Campinas desde 2017. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (ABAL Campinas) desde 2021.

Piano Erudito, Órgão Eletrônico e Acordeão
Norberto Égon Osis

Professor com formação em piano erudito, acordeom e órgão erudito pelo Conservatório Musical Gomes Cardim, em Campinas. Grau 5 em órgão popular pelo Instituto Yamaha Electone do Japão. Bacharel em cravo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em canto com o Professor Eduardo Abumrad. Atua a 45 anos como professor, arranjador e pianista correpetidor em música sacra e erudita.


Pietro Battiato, violonista paulista de 29 anos, está em atividade desde 2015. Possui formação em violão popular e licenciatura pela Unicamp (2024), além de ter estudado violão na Emesp (2016). Ao longo de sua carreira, atuou como violinista em diversos gêneros, incluindo MPB, samba, música latina, forró, entre outros. Desde 2020, dedica-se ao violão de sete cordas, participando de grupos de samba na região de Campinas. No âmbito educacional, Pietro atua como professor desde 2019 dedicado ao ensino de violão, cavaquinho e guitarra em escolas de música e espaços sociais. Além disso, possui experiência em musicalização infantil, participando de projetos como Primeira Nota e Residência Pedagógica.
Violão Popular e Violão Erudito
Pietro Battiato


Trombonista com vasta experiência em apresentações orquestrais, teatro musical e eventos solenes. Com forte formação acadêmica e profissional, sou apaixonado por música desde cedo, com uma carreira versátil que abrange performances em diversas áreas, incluindo cerimônias, cortejos e produções teatrais. Atualmente, estou cursando Trombone Erudito na UNICAMP e atuo como professor particular, transmitindo minha experiência e formando novos músicos.
EXPERIÊNCIA DE TRABALHO
-
Corporação Musical União Operária de Piracicaba | Jan. de 2018 - presente
-
Atuo como trombonista principal, participando de performances em eventos públicos, cerimônias e cortejos.
-
Colaboro com outros músicos para apresentações em ambientes formais e concertos, buscando excelência em cada performance.
Músico de Cortejos, Cerimônias e Casamentos
-
Freelancer | Jan. de 2015 - presente
-
Atuação como trombonista em diversas ocasiões, trazendo qualidade e emoção para eventos marcantes como casamentos e cerimônias.
Professor Particular de Trombone
-
Freelancer | Jan. de 2020 - presente
-
Ofereço aulas de trombone para estudantes de diferentes níveis, focando na técnica, teoria musical e desenvolvimento artístico.
​Instituto de Artes da UNICAMP
-
Graduação em Trombone Erudito | Ago. de 2022 - Jul. de 2026
-
Formação acadêmica em música erudita, com ênfase em técnica instrumental, harmonia, contraponto e prática de performance orquestral. Cursos complementares em história da música e leitura de partituras.
Metais
Thiago de Castro Sousa

Violino
Walter Finatto Ansante

Mestre em Música (violino) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou seus estudos de violino aos 8 anos de idade no Conservatório Carlos Gomes onde por ocasião de sua formatura recebeu a medalha Ordem do Coreto, prêmio este concedido aos alunos de maior destaque.
Estudou com os professores: Elisa Fukuda, Cecília Guida, Natan Schwartzman, Frederico Barreto, Moacyr Del Picchia, Maria Vischnia e Erich Lehninger.
Participou de Master Classes sob orientação dos professores: Haldan Martinson (EUA), Eva Szekely (EUA), Natalia Alenitsyna (Rússia), e Yang Liu (China).
Participou de festivais de música em Tatuí, Londrina e Campinas (Unicamp) e de vários concursos de música dentre os quais se destaca o prêmio de 2º lugar no Concurso Paulo Bosísio em Juiz de Fora em 2001.
Foi 1º violino do Quarteto de São José dos Campos e Spalla da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.
Como solista apresentou-se à frente das seguintes orquestras: Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica de Americana, Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra de Câmara de Campinas, Filarmônica de Campinas e Orquestra de Câmera da Metrocamp.
Atuou como Spalla ou Solista junto aos Maestros: Karl Martin (Suíça), Aylton Escobar, José Maria Florêncio, Victor Hugo Toro (Chile), Roberto Tibiriçá, Ligia Amadio, Cláudio Cruz, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi (Itália), David Del Pino Klinge (Peru), Gianluca Martinenghi (Itália), Lanfranco Marcelletti, Renchang Fu (China), Elena Herrera (Cuba), Enrique Diemecke (México) entre outros.
Também atuou como Spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra de Câmara Paulista e Orquestra Sinfônica da Unicamp.
Na Orquestra Sinfônica de Campinas ocupa a posição de Solista I e desde 2006 tem atuado como Spalla. Junto a Orquestra participou de turnês nacionais e internacionais da Orquestra e da gravação de vários CDs.
Em 2009, participou do Festival de música em Bled (Eslovênia), na classe do professor Roman Simovic (Rússia).
Em 2013, participou de um curso de aperfeiçoamento na Buenos Aires, com o professor Xavier Inchausti (Argentina).
Durante os anos 2017/2018 fez um curso de performance em Viena na Musik und Kunst Privatuniversität der Stadt Wien (Universidade Privada de Música e Arte de Viena), antigo Conservatório de Viena, na classe do professor Amiram Ganz.


Yuri Hjelmstrom
Piano Erudito e Teclado
Filho da grande pianista Ingvor Hjelmstrom, iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade com piano e canto coral no Meninos Cantores de Campinas (atual Canarinhos da Terra) aos nove teve seu primeiro contato com o cravo, instrumento no qual iria se tornar bacharel em 2014. Desde então pesquisa sobre os rudimentos da arte de tocar teclado influenciada por tecnologias antigas como sua aplicação expressiva em instrumentos modernos. O repertório vai de Frescobaldi (séc. XVII) ao séc. XIX, apogeu do piano. Desde a graduação dá aulas de piano em escolas e teve alguns alunos particulares, gosta muito de conversar sobre técnica pianística, fundamentos e interpretação inclusive do teclado (instrumento eletrônico)
Formado em Órgão Erudito pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas, SP, é formado em Piano Erudito, pelo Instituto Musical e Cultural “Dr. Gomes Cardim de Jundiaí, SP e em Órgão Popular pelo Curso Yamaha, ambos com o renomado professor Norberto Égon Osis. É formado em Teclado pela Unitec.
Em Piano Erudito, também fez aulas com o renomado professor Ulisses Vicente Dumalakas, diretor do Instituto Musical e Cultural “Dr. Gomes Cardim” de Jundiaí, SP.
Estudou Piano Popular com o maestro e professor João Rilton Franco Correia e Estruturação e Percepção Musical com a conceituada professora Lucielena Toledo Terribile.
Estudou Licenciatura em Música e Pedagogia na UNIS (Universidade do Sul de Minas). Fez curso de Musicalização Infantil e Estruturação e Didática aplicada ao Piano com a professora Neusa Richer de Mello Comanduli, na Sociedade Musical Pio X de Jundiaí.
Fez Workshop de Educação Musical com a professora Márcia Östergren Baits, mestra em Educação Musical da Universidade de Wright State em Ohio – USA e Atualização em Teoria e Percepção Musical com o professor emérito da Universidade de Brasília, Sr. Bohumil Med, no Conservatório Arte Musical, em São Paulo. Atualmente estuda Improvisação e Composição Melódica com o professor Turi Collura.
Leciona instrumentos de Teclados e Matérias Teóricas desde 1994.

